| Em 07/11/2017

Esag Kids fomenta criatividade empreendedora em crianças

Ensinar noções de empreendedorismo e inovação para crianças de 8 a 12 anos de maneira lúdica é o objetivo do projeto Esag Kids, idealizado pelo Prof. Msc. Eduardo Jara, do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas da Universidade do Estado de Santa Catarina. Ele ficou entre os 3 primeiros colocados no Prêmio Stemmer Inovação Catarinense, oferecido pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

“Com mais de 3 mil crianças atendidas, estamos registrando números muito positivos. Para uma amostra de mais de 1000 crianças que já passaram pela oficina dentro da Esag, 95% tiveram uma primeira aula sobre empreendedorismo e 98% tiveram o primeiro contato com a Universidade através do Programa EsagKids”, anuncia o Prof. Jara. O programa também trabalha conceitos como inovação, empreendedorismo social, verde e de negócios, economia criativa e planejamento, estimulando a criatividade empreendedora.

A proposta metodológica de ensino de empreendedorismo e inovação inclui também a produção do Manual do Empreendedor Mirim, traduzido de forma resumida como Entrepreneur Guide for Kids, e junto com a metodologia, levado para a Bulgária e para a Itália por bolsistas voluntários do programa.

O programa foi testado em Florianópolis, Balneário Camboriú, Camboriú, Laguna e São Bento do Sul. “Já estivemos também realizando uma oficina para uma comunidade quilombola em Mariana/MG, em Itacaré/BA, no Instituto Marola em Ilhéus/BA e, em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Sul, foi realizada uma oficina em Erechim/RS, e em agosto deste ano foi realizada a primeira ação nacional com metodologia Esag Kids envolvendo simultaneamente cidades em 6 estados diferentes, com ação transmitida ao vivo pela internet” acrescenta.

Meio ambiente
A educação ambiental é parte fundamental no desenvolvimento da metodologia de inovação e empreendedorismo. Em algumas ações, as crianças levam para casa mudinhas de plantas, normalmente alface ou couve. Tratar a questão de sustentabilidade de forma integrada ao desenvolvimento da oficina é a maneira EsagKids de apresentar às crianças que o meio ambiente é parte integrante de todas as ações do empreendedor que visa à inovação. “A mensagem que fica é que não podemos nos esquecer nunca de que a natureza, com sua rica flora e fauna, pois são aspectos fundamentais para a qualidade de vida dos cidadãos.

O EsagKids é parceiro do Laboratório de Educação para Sustentabilidade, criado e administrado por estudantes e pesquisadores da Pós-Graduação da Esag sob coordenação da Professora Dra. Graziella Dias Alpertedst, pesquisadora do CNPq.

Histórico
Iniciada em meados de 2014, a proposta recebeu apoio da Fapesc em seu Edital Universal, para aprimoramento e execução do plano e impressão da primeira edição do Manual do Empreendedor Mirim. Em outubro de 2015 a metodologia foi aplicada pela primeira vez junto a crianças do ensino fundamental. O Edital Paex 2016 de extensão universitária e o Sebrae/SC também apoiaram o EsagKids.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação da Fapesc.

Leia também

Em 25/04/2024

Com investimento da Fapeg, Catalão recebe primeira fábrica de bioinsumos

A Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg) lançou a primeira biofábrica do município de Catalão (GO). A unidade é vinculada ao Centro de Excelência em Bioinsumos (Cebio), capitaneada pelo Instituto Federal Goiano (IF Goiano) e financiada pela Fapeg, para fortalecer o Programa Estadual de Bioinsumos da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e […]

Em 24/04/2024

Projeto de exoesqueleto realizado por pesquisadores da Ufes tem apoio da Fapes

Com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), pesquisadores do Laboratório de Telecomunicações (Labetel) da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em parceria com universidades internacionais, desenvolveram um exoesqueleto que oferece um maior grau de mobilidade, prevenção de lesões, fadiga muscular e também para o uso de movimentos repetitivos. O […]

Em 24/04/2024

Pesquisa apoiada pela FAPEMA analisa infecção do caramujo africano por larvas de parasitos

Estudo realizado pela pesquisadora Alicia Caroline Melo Lima, trouxe à luz descoberta sobre infecção, por larvas de parasitos, no caramujo-gigante-africano. Intitulado ‘Ocorrência de Achatina fulica (Bowdich, 1822) infectado por larvas de nematódeos no estado do Maranhão, Brasil’, o trabalho tem como foco investigar, caracterizar e determinar a frequência de infecção por estas larvas, nessa espécie […]

Em 24/04/2024

Inscrições abertas para o Edital Ciência na Mesa 3 – Água para Consumo e Produção de Alimentos no Campo e na Cidade

O Edital Ciência na Mesa 3 – Água para Consumo e Produção de Alimentos no Campo e na Cidade está com as inscrições abertas. O formulário online já está disponível no portal da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), na aba editais, para submissão de propostas até 07 de junho de […]

Em 23/04/2024

Governo de Goiás anuncia investimento de R$ 24 milhões para apoio à inovação tecnológica

O Governo de Goiás, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado (Fapeg), vai investir R$ 24 milhões para alavancar a inovação tecnológica de empresas goianas. Os editais serão disponibilizados pela Fapeg nos meses de abril e maio. A ideia é apoiar setores econômicos considerados estratégicos e adequados à política pública de inovação […]

Em 25/04/2024

CNPq e Ministério de Igualdade Racial lançam nova Chamada PIBIC-Af

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), e o Ministério de Igualdade Racial (MIR) lançaram na terça-feira, dia 23, a Chamada Pública do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas 2024/2027 (PIBIC-Af). As propostas aprovadas serão financiadas com recursos no valor […]